Jornalistas aprovam prestação de contas do Sindicato
A categoria referendou, em assembleia híbrida, realizada em 11 de novembro, decisão do Conselho Fiscal e aprovou a prestação de contas do período de janeiro a outubro de 2024.
A prestação de contas mostra uma ligeira recuperação das finanças embora, no geral, as despesas mensais ainda se sobreponham à receita. De acordo com a diretora financeira do Sindijornalistas/ES, Vivia Fernandes, a Campanha Dívida Zero e a taxa negocial, paga anualmente pela categoria em função da negociação salarial, garantiram um montante de recursos que dará suporte temporário às despesas mensais do Sindicato.
O contador da entidade, Aguinaldo Machado, apresentou na assembleia, o balanço geral e aspectos das receitas fixas advindas da contribuição mensal, bem como deu detalhes sobre as despesas administrativas, fiscais e bancárias, dentre outras inerentes às atividades sindicais.
O balancete do período estará disponível no site do Sindicato, em breve, na aba Prestação de Contas .
Êxito e desafio– “Graças ao empenho da atual diretoria e ao permanente trabalho no sentido de mudar nossa realidade para melhor, chegamos ao final do mandato com a certeza de dever cumprido, mesmo diante de dificuldades e limitações”, destacou a coordenadora-geral do SindijornalistasES, Suzana Tatagiba, que assumirá a pasta de Finanças na nova gestão.
Ação positiva – Um dos destaques da prestação de contas foi o resultado positivo da Campanha Dívida Zero que contribuiu para reduzir parte do déficit mensal do Sindijornalistas/ES. Depois de um ano em curso e de intensa divulgação, a ação mobilizou dezenas de jornalistas que atenderam à convocação do Sindijornalistas/ES e atualizaram seus débitos. Até setembro, encerramento da primeira temporada da campanha, foram feitos 46 acordos com base na taxas promocionais oferecidas.
A gestão da próxima diretoria, que assume o Sindicato no próximo dia 23/11, também será desafiadora. Ainda, de acordo com Suzana Tatagiba, o principal trabalho da nova gestão será elevar o número de sindicalizados/as para que as despesas correntes possam ser sustentadas com base nas mensalidades.
É fundamental que a categoria mantenha o saneamento financeiro e que participe das lutas pelo fortalecimento do Sindijornalistas/ES!