Termina no dia 2 o prazo para entrega de trabalhos para o Encontro Rio-Espírito Santo de Professores
Os participantes interessados em apresentar trabalhos no IV Encontro Rio-Espírito Santo de Professores de Jornalismo têm até o dia 2 de novembro para enviar material. Com o tema “Resgate da Memória e Futuro do Ensino de Jornalismo”, o evento acontecerá na Universidade Veiga de Almeida, na Tijuca, Rio de Janeiro, nos dias 7 e 8 de novembro.
Cada professor pode apresentar somente um Relato individualmente de experiência. Em grupo, pode ser quantos quiser e somente professores de Jornalismo poderão expor trabalhos. As normas para apresentação e outras informações sobre o evento estão no site www.fnpj.org.br/rjes.
O encontro tem como objetivo a valorização, o aprimoramento e a integração dos professores jornalistas por meio do debate de temas da atualidade e a troca de experiências acadêmicas. Segundo a organização do evento, os debates acontecerão pela manhã e os grupos de trabalho, a tarde, proporcionando a troca de experiências entre os profissionais da área pública e privada e das escolas do grande centro com as do interior.
Veja as ementas dos Grupos de Trabalhos (GT) e o mini-currículo dos coordenadores
GT ENSINO DE ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Coordenador: * Prof. Marcio Ferreira – Universidade Veiga de Almeida (RJ)
O Grupo de Trabalho tem por objetivos mapear, analisar e discutir o ensino de Assessoria de Comunicação nos cursos de Jornalismo no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, visando um comprometimento com os princípios da dialogicidade, democracia e respeito ao direito à informação e à comunicação. É muito importante a diferenciação das práticas de assessoria de imprensa das de assessoria de comunicação, para que planos de comunicação nunca se reduzam à primeira. Também tem como objetivo sugerir aos cursos, a partir dos trabalhos apresentados, que agreguem à ementa da disciplina de Assessoria de Comunicação novas ferramentas e elementos que tenham interação com a prática do mercado. E que nos projetos pedagógicos seja criada uma área de atuação voltada para Assessoria de Comunicação.
* Possui graduação em jornalismo pela Universidade Gama Filho (1997), aperfeiçoamento em Opinião Pública, Mídia e Estratégias Eleitorais pelo IUPEJ, MBA em Marketing e Comunicação Empresarial pela UVA e é aluno especial do Mestrado em Comunicação da UFJF. Atualmente é professor convidado da Universidade Federal de Juiz de Fora na Pós Graduação de Comunicação Empresarial e professor titular da Universidade Veiga de Almeida nas disciplinas de Assessoria de Comunicação e Comunicação Empresarial. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, atuando principalmente nos seguintes temas: Assessoria de Comunicação, Comunicação Empresarial, Ensino de Jornalismo, e Comunicação Social.
GT ENSINO DE ÉTICA E TEORIAS DO JORNALISMO
Coordenação: Prof. Vitor Menezes – FAFIC e FSMA (RJ)
O Grupo de Trabalho se destina ao compartilhamento de experiências no ensino das disciplinas relacionadas à Ética e às Teorias do Jornalismo. Relatos sobre soluções pedagógicas visando melhor aplicação destas disciplinas. Experimentações com alunos. Propostas sobre novas abordagens teóricas. História do ensino na área. Temas deontológicos. Código de Ética dos Jornalistas. A legislação do setor. Relação teoria-prática e interdisciplinaridade.
GT FOTOGRAFIA E AUDIOVISUAL
Coordenação: * Prof. Tony Queiroga – Universidade Veiga de Almeida (RJ)
Análise do ensino de Fotojornalismo, experiências em sala de aula, metodologia do ensino, utilização de novas tecnologias. Direitos autorais de imagem. Manipulação e tratamento de imagem. A aplicabilidade da ética na rotina produtiva do Fotojornalismo. A credibilidade da fotografia jornalística. O Fotojornalismo contemporâneo. A aplicabilidade da fotografia em audiovisuais.
* Professor universitário, pesquisador na área de comunicação e novas tecnologias, além de fotógrafo e diretor de audiovisual. Mestre em Comunicação e Tecnologias da Imagem, pela ECO / UFRJ, e atualmente curso doutorado na Universidade Nova de Lisboa, Portugal, onde pesquisa sobre as relações entre tecnologia e o saber-fazer jornalístico.
GT PROJETOS PEDAGÓGICOS E METODOLOGIA
Coordenação: * Ivana Barreto – PUC-RJ
O GT destina-se à apresentação de trabalhos dedicados à discussão e/ou relato de experiências acerca de projetos pedagógicos e metodologias de ensino no campo da Comunicação Social, contemplando suas variadas áreas de formação e atuação profissional, dentre as quais jornalismo, publicidade, relações públicas, cinema, rádio, TV, novas mídias etc.
* Graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004). Atualmente, é professora titular da Universidade Estácio de Sá e horista da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RJ. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo, Redação e Editoração, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo impresso, mercado, público leitor. Experiência na área da administração acadêmica.
GT ELETRÔNICOS (rádio e TV)
Coordenadora: * Prof. Alda Almeida
O ensino de rádio e TV e as novas questões éticas em tempos de Internet e novas tecnologias. Os arquivos sonoros e de vídeo que circulam na rede e os problemas da livre transcrição e divulgação de programas; Pirataria ou novas formas de circulação de conteúdos. Manipulação e reprodução de conteúdos versus autoria, propriedade intelectual e direitos de produção e informação. A edição como reconstrução ou construção da realidade. Quando a identidade da fonte precisa ser preservada. O recurso da câmera oculta.
* Jornalista, professora de Radiojornalismo da Universidade Veiga de Almeida (UVA) desde 1996. Coordenadora do GT de Mídias Eletrônicas do II Encontro Rio-ES de Professores de Jornalismo, PUC/Rio, 2006. Experiência Profissional: Rádio Angra (86), Rádio Fluminense AM/FM (8788), Rádio MEC (1994-2001), Rádio Globo (fev/mar 91). Participa dos Núcleo de Pesquisa em Mídias Sonoras (Intercom) e Grupo de Trabalho História da Mídia Sonora (Rede Alcar).
GT JORNALISMO ON LINE
Coordenador: * Prof.Renato Heitor Santoro Moreira – Faculdade Estácio de Sá (ES)
O foco do GT é analisar o ensino do Jornalismo On-line, experiências em sala de aula, metodologia do ensino e novas tecnologias.
Ciberespaço e jornalismo. Design de conteúdos na Web. Aplicações jornalísticas na Internet. Arquitetura de informação, navegação e diálogo interativo. Produção e edição de texto jornalístico na Web. Credibilidade, reaproveitamento dos conteúdos, ética e direitos autorais. Uso de ferramentas digitais. Blog, jornal, informativo e revista online. Jornalismo do futuro. Novo mercado para jornalistas.
* Renato Heitor Santoro Moreira – professor da Faculdade Estácio de Sá do Espírito Santo.
Mestrando em História Social das Relações Políticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Especialista em Sistemas Multimídia e Internet, pela Ufes. Jornalista e editor do webjornal laboratorial Estácio.
GT ATIVIDADES DE EXTENSÃO E PESQUISA NA GRADUAÇÃO
Coordenação: * Leonel Azevedo de Aguiar – PUC-RJ
Tem por objetivos discutir a implementação das atividades de pesquisa e extensão nos cursos de Jornalismo no Rio de Janeiro e no Espírito Santo visando a compreensão dessas atividades e a interface com a pós-graduação, com o mercado de trabalho e com a comunidade.
* possui graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela UFF (1981), Mestrado (1996) e Doutorado (2002) em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Atualmente, é professor do quadro principal do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da PUC-Rio, além de coordenador do Curso de Jornalismo. Na graduação, ministra a disciplina Laboratório de Jornalismo. É diretor-científico do Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo, gestão 2008-2010.
GT IMPRESSOS
Coordenação: José Luiz Larano – UNESA (RJ)
O GT se destina à apresentação de trabalhos que discutam ensino e prática em veículos impressos, tendências e legitimidade, impactos de novas tecnologias, interface entre impressos e demais suportes de mídia, planejamento gráfico, experiências em novas linguagens, experiências em jornais laboratório, estudos de caso em veículos impressos, entre outros temas afins
PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
Dia 7 de novembro de 2008 (6ª feira)
18h – II Encontro de Coordenadores de Cursos de Jornalismo do Rio e ES
Tema: Estágio. Local: Universidade Veiga de Almeida
Dia 8 de novembro de 2008 (sábado)
08h00 – Credenciamento
08h30 – Abertura Oficial
09h30 – Mesa/tema: “Resgate da Memória” – Joelle Rouchou, pesquisadora da Fundação Casa de Rui Barbosa. Projeto Memória Globo e do Centro de Cultura e Memória do Jornalismo – SJPMRJ
11h00 – Painel: “O Futuro do Ensino do Jornalismo” – Sandra Korman, coord. de graduação da PUC-Rio
12h00 – Intervalo para almoço
14h00 – Grupos de Trabalhos
• Atividades de Extensão e Pesquisa na Graduação – Coord. prof. Ivana Barreto – PUC-RIO
• Fotografia e Audiovisual – Coord. prof. Tony Queiroga – UVA-RJ
• Projetos Pedagógicos e Metodologia – Coord. prof. Leonel Aguiar – PUC-RIO
• Produtos Impressos – Coord. prof. José Luiz Laranjo – UNESA-RJ
• Produtos Eletrônicos (Rádio e TV) – Coord. profª. Alda Almeida – UVA/RJ
• Assessoria de Comunicação – Coord. prof. Márcio Ferreira – UVA/RJ
• Jornalismo On-line – Coord. Prof. Renato Heitor Santoro Moreira – Estácio de Sá/ES
• Ética e Teorias do Jornalismo – Prof. Vitor Menezes – FAFIC e FSMA / RJ
17h00 – Relato dos GTs, Plenária e Encerramento