Revisão das diretrizes dos cursos de Jornalismo terá consulta pública e audiências
Já está aberto o processo de consulta pública estabelecido pela Comissão de Especialistas constituída pelo Ministério da Educação para revisão das diretrizes curriculares dos cursos de Jornalismo. Instalada no dia 19 de fevereiro, a Comissão, que terá 180 dias para produzir relatório a ser apreciado pelo Conselho Nacional de Educação, promoverá três audiências públicas para debate do tema.
As Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Jornalismo vigentes foram estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em 2001. Os interessados em contribuir com propostas poderão fazê-lo até o dia 30 de março, encaminhando sugestões para o e-mail consulta.jornalismo@mec.gov.br. O objetivo da Comissão de Especialistas no trabalho de revisão das diretrizes é receber contribuições sobre dois principais temas: o perfil desejável do profissional do jornalismo e as principais competências a serem adquiridas durante a graduação.
O processo de audiências públicas visa estabelecer o debate sobre as diretrizes curriculares dos cursos de Jornalismo com a sociedade civil, o meio acadêmico e representantes do segmento profissional. A primeira será realizada no dia 20 de março, no Rio de Janeiro, a segunda será no dia 24 de abril, em Pernambuco, e a terceira no dia 18 de maio, em São Paulo.
Segundo o presidente da Comissão, o professor José Marques de Melo, as audiências serão, respectivamente, com professores e intelectuais da área, representantes das associações, entidades de classe e jornalistas profissionais que estejam no mercado de trabalho, e com segmentos da sociedade civil, movimentos sociais e organizações não-governamentais.
Membro da Comissão de Especialistas indicado pela FENAJ, o professor Eduardo Meditsch, da UFSC, avalia que a reunião de instalação realizada no dia 19, em Brasília, foi muito positiva. “Para além da mera instalação, houve, na prática, planejamento das ações, a definição de um cronograma e, principalmente, a criação de instrumentos de participação da sociedade neste processo”, disse. Meditsch conta que na reunião houve debate de alto nível. “A definição de que analisaremos especificamente as diretrízes dos cursos de Jornalismo e a não supervalorização de propostas que vinham sendo aventadas anteriormente já apontaram um bom caminho para nosso trabalho”, apontou.
Fonte/matéria: www.fenaj.org.br