Marques de Melo fará abertura de congresso de jornalistas
O professor emérito da Universidade de São Paulo e presidente da Federação Brasileira das Sociedades Científicas e Associações Acadêmicas de Comunicação, José Marques de Melo, fará a abertura do 11º Congresso Estadual dos Jornalistas do Espírito Santo. O evento, cujo tema central é “Convergências de Mídias e Diversidade no Jornalismo”, acontecerá entre os dias 5 e 7 de junho de 2009, em Domingos Martins, na Pousada Eco da Floresta.
Organizado a cada três anos, o evento também marcará a comemoração dos 30 anos do Sindijornalistas. A abertura oficial acontecerá na sexta-feira, dia 5 de junho, às 19 horas, na área de eventos da Pousada Eco da Floresta, com a conferência “Itinerário crítico do jornalismo: impasses e paradoxos – convergência, diversidade, globalização”, proferida por Marques de Melo.
Após a conferência, haverá o lançamento de dois novos livros de José Marques de Melo: “Vestígios da travessia: da imprensa à internet – 50 anos de jornalismo” e “Jornalismo, forma e conteúdo”. Ele é autor de 25 livros, organizador de 73 coletâneas e possui mais de uma centena de artigos em periódicos científicos do país e do exterior. Também é presidente da comissão do MEC que vai estabelecer as novas normas e diretrizes curriculares dos cursos de jornalismo.
Durante três dias, profissionais de redações e assessorias de imprensa, professores e estudantes de Jornalismo de todo o estado vão se reunir para debater temas de interesse da categoria e da sociedade, como TV Pública e Democracia na Mídia. Ao todo, uma conferência, quatro palestras e uma mesa-redonda compõem a 11ª edição do congresso. Para Suzana Tatagiba, presidente do Sindicato dos Jornalistas, “os congressos estaduais são importantes porque contribuem para um debate aprofundado de temas de interesse da categoria”.
“O Mercado de Trabalho Frente às Mudanças Tecnológicas” será um dos assuntos em debate no Congresso de 2009, tendo como expositores o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas, Sergio Murilo, e o jornalista e escritor José Carlos Torves, também membro do Departamento de Mobilização, Negociação Salarial e Direito Autoral da Fenaj.
Outros temas em destaques são: “A Internet e a Produção Livre de Conteúdo de Informação”, com o editor do site “Congresso em Foco”, Sylvio Costa, e a doutora em Comunicação e professora Alessandra Carvalho; “TV Pública e Democracia na Mídia”, com José Carlos Torves; e “As Relações entre Fontes e Jornalistas”, com a repórter de polícia e autora do livro “PCC: a facção”, Fátima Souza, e os jornalistas capixabas Joel Soprani e Rita Bridi.