Novidade no Grito dos Excluídos 2011
O Grito dos Excluídos, que chega à sua 17ª edição, traz uma novidade este ano. Pela primeira vez será realizado um seminário de preparação para o ato público. A iniciativa tem como objetivo fazer com que sindicatos e movimentos sociais possam conhecer as bandeiras de luta das mais diversas entidades. Dessa forma, busca-se integrar as pautas de reivindicação.
O seminário terá como tema “Modelo Econômico e Dívida Pública”. Será realizado no próximo dia 27, sábado, das 8h30 às 17h. O evento, que acontecerá no colégio Maria Ortiz, no Centro de Vitória, contará com a presença da auditora fiscal da Receita Federal e coordenadora da auditoria da Dívida pela Campanha Jubileu Sul, Maria Lúcia Fattorelli, que falará sobre a dívida pública no Brasil. O assunto modelo econômico e os impactos sociais será abordado pela economista e educadora popular da Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), Roberta Traspadini. Haverá também grupos de discussão e de socialização do debate sobre os seguintes temas: ambiental, social e juventude.
O almoço será vendido no local do seminário a um preço acessível. Além dos sindicatos e movimentos sociais, o seminário está aberto à participação da população em geral. Este ano o tema do Grito dos Excluídos, que acontece anualmente no dia sete de setembro, será “Pela Vida Grita a Terra…Por Direitos, Todos Nós”. A concentração será na região da Grade São Pedro, às 8h, na rua Jonael Sócrates Medeiros, próximo ao antigo supermercado Rede Show, em São Pedro 5. A caminhada irá percorrer a avenida Serafim Derenzi. O ato será dividido em quatro alas: modelo econômico, meio ambiente, direitos sociais e juventude.
Entre as entidades que estão participando da organização do Grito dos Excluídos estão o Fórum da Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes), Pastoral da Juventude (PJ), Assembleia Popular, Sindibancários e Campanha Permanente Contra o Uso de Agrotóxicos.