Fórum promove lançamento de livro do jornalista Audálio Dantas, em Vitória
O Jornalista e escritor Audálio Dantas lança, em Vitória, no dia 19 de março, seu mais recente livro “As duas Guerras de Vlado Herzog”. O evento começa às 18 horas, no auditório do Instituto Tecnológico do Espírito Santo (IFES), antiga Escola Técnica. Pela manhã, Dantas faz palestra na Ufes, sobre “reportagem” para estudantes de Jornalismo.
O livro traz a biografia do Jornalista Vladimir Herzog a partir dos quatro anos de idade, quando sua família foge do nazismo na Iugoslávia, e vai para a Itália, durante o período da Segunda Guerra Mundial. Depois, com nove anos, e após a Guerra , quando vem para o Brasil.
Na sequência, o autor aborda as circunstâncias do assassinato do jornalista, em 1975, na época diretor da TV Cultura, nas dependências do DOI-CODI de São Paulo. Também resgata a atuação do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo frente à ditadura, episódio esse, considerado um marco para o início do fim do regime militar, inclusive sob a liderança do próprio Audálio Dantas.
No Jornalismo, Dantas atuou nas revistas O Cruzeiro (repórter, redator, chefe de reportagem), Quatro Rodas (editor de turismo, redator-chefe), Realidade (redator, editor e repórter), Manchete (chefe de redação) e Nova (editor). Como repórter na revista O Cruzeiro, uma de suas reportagens sobre a favela do Canindé, em São Paulo, deu origem a um dos livros de maior sucesso no Brasil e no exterior: “Quarto de despejo”, uma compilação do diário da favelada Carolina Maria de Jesus, que foi traduzido para 13 idiomas. Atualmente dirige a Audálio Dantas Comunicação e Projetos Culturais, e a Revista Negócios da Comunicação.
É autor de mais de dez livros, entre os quais O circo do desespero, O menino Lula, Repórteres, O Chão de Graciliano – Prêmio APCA 2007. E em julho de 2012, também publicou ‘Tempo de Reportagem’, uma coletânea de 13 reportagens e cada uma com making of. Audálio Dantas define Tempo de Reportagem como, “são os meus textos mais antigos com um olhar contemporâneo” . Há também entre suas obras, livros infanto-juvenis, um dos quais, A infância de Graciliano Ramos, foi premiado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.
Audálio Dantas tem atuação destacada em entidades culturais e profissionais. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, da Federação Nacional dos Jornalistas, do Conselho da Fundação Cásper Líbero e vice-presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Foi também deputado federal por São Paulo. Em 1981 recebeu prêmio na ONU por sua atuação em defesa dos direitos humanos. Integra a Comissão Memória Verdade e Justiça da Fenaj, é conselheiro da União Brasileira União Brasileira de Escritores e do Instituto Vladimir Herzog.
O Fórum Direito à Memória e à Verdade do Espírito Santo- FMV/ES, é formado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Espírito Santo, OAB- ES, Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas do Espírito Santo, mandato do Deputado Estadual Cláudio Vereza (PT), Conselho Estadual dos Direitos Humanos, Movimento Levante Popular da Juventude, Familiares de Desaparecidos Políticos e ex-presos políticos, entre outras representações da sociedade capixaba.