Comunicação pública em debate na UFES
Sindijornalistas/ES participou do painel e defendeu a realização da Segunda Conferência Estadual de Comunicação. A primeira foi realizada em 2009 e mobilizou a sociedade brasileira.
Depois de um longo período de silêncio nos debates e precarização de infraestrutura e pessoal, a UFES, em parceria com o Governo Federal, e o governo do estado, através da Rádio e TV do Espírito Santo (RTV) anunciam novos projetos e cenários para a comunicação pública no estado, em painel realizado nessa sexta-feira (20), na biblioteca central do campus de Goiabeiras, em Vitória. O Sindijornalistas-ES, como sempre, esteve presente.
Pela Ufes, a Superintendente de Comunicação, Ruth Reis, e o secretário de cultura, Rogério Borges, comunicaram a assinatura de termo de cooperação com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) para criação de um novo canal de TV aberta e outra estação de rádio FM, além das já existentes TV Ufes (canal fechado) e a Rádio Universitária FM.
A intenção é que ambas comecem a operar a partir dos próximos anos e, pela parceria, a EBC cederá a outorga e equipamentos e a Ufes a operacionalização e pessoal.
Investimentos RTV-ES. Já o diretor presidente da RTV-ES, Igor Pontini, reforçou que o projeto de reestruturação da autarquia capixaba será encaminhado à Assembleia Legislativa ainda neste ano. A proposta foi apresentada, discutida e aperfeiçoada após várias reuniões com os sindicatos que representam os servidores e trabalhadores da TV Educativa e da Rádio Espírito Santo.
Pontini esclareceu ainda que a intenção dos gestores estaduais é de que até o ano de 2025 serão investidos mais de R$11,5 milhões em infraestrutura e equipamentos.
Ainda segundo o presidente da RTV-ES, haverá concurso público para contratação de 157 empregados públicos, 15 estagiários e a criação de 34 cargos comissionados até o final de 2025.
O Gerente Executivo de Rádios da EBC, Thiago Regotto esteve presente na UFES e defendeu a comunicação pública como estratégica para a democracia. “Ela deve ser pública e essencial”, defendeu, em alusão à grande difusão de mentiras e desinformação nas mídias tradicionais e redes sociais.
O diretor do Sindijornalistas-ES, Lucyano Ribeiro, representou o Sindicato e propôs a realização da segunda conferência estadual de Comunicação do Espírito Santo, cobrando a ausência de debates desde a primeira conferência, realizada em 2009.
A proposta da conferência é para ampliar o debate e o envolvimento das emissoras públicas de rádio e televisão legislativas, do estado e municípios, e emissoras comunitárias.
Fotos: Leandro Reis/Supec-Ufes