Ato pela aprovação da PEC do Diploma no Fórum Nacional da Reforma Eleitoral nesta quarta-feira
Amanhã, 15 de junho, completam dois anos que o Supremo Tribunal Federal (STF), numa decisão equivocada, pôs fim à obrigatoriedade do diploma para exercer a profissão de jornalista. E nesta data, que se tornou um dia de luta para os jornalistas e de todos aqueles que prezam por uma informação de qualidade, independente e plural, os jornalistas vão às ruas conversar com a sociedade civil organizada.
Justamente neste dia será realizado aqui na capital o Fórum Nacional da Reforma Eleitoral, no Centro de Convenções de Vitória. Aproveitando a oportunidade de poder estabelecer um diálogo com importantes personagens nacionais e locais dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, presentes ao encontro, o Sindijornalistas convoca toda a categoria para participar do evento, pois é uma oportunidade de reivindicarmos a aprovação das Propostas de Emendas à Constituição (PECs), em tramitação no Congresso Nacional, que restabelecem a obrigatoriedade do diploma de nível superior em jornalismo como critério de acesso à nossa profissão.
Na ocasião, o Sindijornalistas irá distribuir um documento elaborado pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), que explica o porquê da necessidade da formação em jornalismo para exercer a profissão. Inclusive, a PEC 33/2009, de autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB/ SE), acrescenta um parágrafo ao artigo 220 da Constituição e deixa claro que não há conflito entre as liberdades de pensamento e informação jornalística e as exigências da graduação em jornalismo e do registro do respectivo diploma nos órgãos competentes para o exercício da atividade profissional.