Campanha salarial: categoria aprova em assembleia reajuste salarial de 3,83%
Reajuste já vai constar na folha de agosto e será retroativo a maio, data-base das/os jornalistas.
Reunidos em assembleia geral nesta sexta (18/08), jornalistas aceitaram a proposta de reajuste salarial de 3.83 %, encerrando, desta forma, a Campanha Salarial 2022/2023. Conforme explicou a coordenadora-geral do Sindijornalistas/ES, Suzana Tatagiba e que atua nas negociações, os jornalistas irão receber o reajuste no salário deste mês de agosto, junto os retroativos ao mês de maio, data base da categoria. Outro resultado das negociações é que será realizada uma nova rodada em janeiro de 2024 quando o Sindijornalistas/ES voltará a defender o pagamento das perdas acumuladas de 8.22% (oito ponto vinte e dois por cento).
Esta campanha registrou a importante participação da categoria que atua nas redações e o Sindijornalistas /ES anunciou a formação de uma comissão de trabalho para começar a discutir a próxima campanha salarial que pretende iniciar bem mais cedo em 2024. Possivelmente em fevereiro, explica Suzana Tatagiba Fundão, informando ainda, que no ano que vem, sindicatos de todo o país deverão fazer uma campanha unificada e coordenada pela Federação Nacional dos Jornalistas. Antecedendo o lançamento da campanha, a diretoria do Sindijornalistas/ES irá fazer uma pesquisa sobre temas e questões que a categoria quer incluir na pauta 2023/2024.
Na pauta cultural, os planos para o fim deste ano incluem um encontro com a categoria, possivelmente com promoção de uma festa/feijoada ou de um outro evento a ser definido. O que o Sindicato quer é a união dos jornalistas para, juntos, conseguirmos melhores salários e condições dignas de trabalho. A luta é coletiva e as/os trabalhadoras/es precisam fazer valer sua força e união.