A Chapa 1 – FENAJ em Luta pelos jornalistas, por direitos e democracia foi eleita para dirigir a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) no triênio 2025-2028. O grupo encabeçado pela jornalista Samira de Castro, reeleita na presidência, obteve 94% dos votos válidos, consolidando a vitória da única chapa inscrita no pleito.

Diferente da eleição anterior, que contou com três dias de votação, o pleito deste ano foi em dois dias, realizado em 15 e 16 de julho. A chapa teve 1.889 dos 2003 votos. Também foram registrados 42 votos brancos e 72 nulos.

O grupo que vai dirigir a FENAJ a partir de agosto conta com a participação de representantes de 22 sindicatos da base da FENAJ, com o apoio de 29 das 31 entidades filiadas, evidenciando ampla adesão e respaldo da categoria ao projeto político que vem sendo conduzido pela atual gestão.

O resultado da eleição reafirma a confiança no projeto liderado por Samira, que defende, entre outras pautas, a valorização do jornalismo, a atualização da regulamentação profissional, a luta contra a precarização do trabalho, o combate à violência contra jornalistas e o fortalecimento das entidades de base.

Compromissos

A presidenta reeleita agradeceu o apoio e destacou o compromisso da nova diretoria com a democracia, os direitos humanos e a construção de políticas públicas para a comunicação no Brasil.

“Seguimos firmes na defesa de uma FENAJ combativa, democrática e plural. Agradeço a confiança da categoria e dos sindicatos que seguem unidos conosco nessa caminhada”, afirmou Samira de Castro.

Segundo Samira, a nova direção da FENAJ atuará em um cenário desafiador para o jornalismo brasileiro, com foco na ampliação da organização da categoria, na pauta da valorização profissional e na construção de estratégias nacionais contra a desinformação e pela democratização da comunicação.

Comissão Nacional de Ética

Os jornalistas elegeram os cinco membros da Comissão Nacional de Ética da entidade, além de indicar os dois suplentes. Veja os resultados:

Eleitas(os):
– Marjorie Moura (BA) 1.346 votos
– Fernanda Viseu (ERJ) 1.133 votos
– Silvia Fernandes (RS) 998 votos
– Franklin Valverde (SP) 964 votos
– Edgar Rebouças (ES) 930 votos

Suplentes:
– Luiz Cordeiro (AC) 875 votos
– Célio Martins (PR) 673 votos

Samira de Castro chamou atenção para a questão de gênero nesta eleição: eram três candidaturas femininas e quatro masculinas e as mulheres foram eleitas com maioria dos votos para a Comissão Nacional de Ética.

 

Fonte: FENAJ