Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial e de Gênero

A Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial e de Gênero no Espírito Santo (Cojira-ES) foi criada em 4 de setembro de 2014, em solenidade realizada no Arquivo Público Estadual. O objetivo da Comissão é proporcionar o debate e a reflexão sobre a forma que o negro, a negra, as mulheres e os militantes do movimento LGBT vêm sendo tratados como trabalhadores da comunicação e também como a mídia aborda as temáticas relacionadas a essas causas. E, ainda, ser mais um mecanismo de fortalecimento da cultura de direitos humanos.

No Espírito Santo, integram a comissão jornalistas profissionais que atuam em assessorias de comunicação, redações e professores. Também estudantes de Jornalismo podem integrar a comissão, indicados pela sua entidade representativa.

Atualmente, existem cojiras nos estados de Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Paraíba, Rio de Janeiro, São Paulo, Núcleo de Comunicadores Afro-Brasileiros do Rio Grande do Sul e Espírito Santo.  Juntas, formam a Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial (Conajira) que é um órgão consultor da Federação Nacional de Jornalistas.

Canal de divulgação – envie para a Cojira-ES  artigos e noticias de eventos políticos-culturais relacionados a atividades étnico-raciais e de gênero. E-mail:  sindicato@sindijornalistases.org.br

Jornalistas que integram a Cojira-ES

Aida Bueno
Douglas Dantas
Gisele Paiva
Joel Vieira
Lena Azevedo
Ludmila Pescine
Sandra Aguiar