FENAJ lança Campanha Salarial Nacional Unificada dos Jornalistas durante o 22º ENJA
O 22º Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (ENJAI) termina com um passo fundamental para instrumentalizar a luta dos jornalistas por melhores salários e condições de trabalho. A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) lançou, neste sábado (18/11) a inédita Campanha Salarial Nacional Unificada dos Jornalistas 2024. A atividade contou com a presença do secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho, Marcos Perioto.
De acordo com a jornalista Samira de Castro, presidente da Federação, o documento com as reivindicações da categoria foi construído com a assessoria técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e contempla um conjunto de cláusulas sugeridas pelos Sindicatos de Jornalistas espalhados pelo Brasil, após três plenárias nacionais e um formulário digital para coleta das sugestões. Os principais eixos são:
- aumento real de salários
- correção de perdas salariais
- implementação de plano de carreira e promoções
- respeito à carga horária
- remuneração de horas extras
- prevenção de violência e assédio
- saúde mental de jornalistas
- contratação de jornalistas diplomados
- defesa de carreira de jornalista no serviço público
- protocolos de segurança para jornalistas
Samira de Castro afirmou que a campanha é um ponto de partida para que os 31 Sindicatos filiados possam iniciar as suas negociações fortalecidos pela visibilidade nacional. A proposta, segundo a dirigente, é ter um calendário de lutas que vigore nos 12 meses de 2024, “até o último sindicato fechar sua convenção ou acordo coletivo”.
Ao lado de Samira, Rafael Mesquita, secretário de Mobilização, Negociação Salarial e Direito Autoral da FENAJ e presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), ressaltou a oportunidade histórica. “A campanha é uma estratégia poderosa para promover mudanças positivas na profissão, na valorização do jornalismo e no respeito às condições de trabalho justas e dignas”, destacou. Mesquita aproveitou para reforçar outra mobilização lançada no âmbito do ENJAI, a campanha “Assessor de imprensa é jornalista!“.
ENJAI
O 22º ENJAI foi realizado em Salvador, no período de 16 a 19 de novembro, no Hotel Sol Victória Marina. O evento teve o patrocínio do Governo do Estado (através das secretaria de Comunicação e de Turismo), Prefeitura de Salvador, Bahiagás, Neoenergia/Coelba, Assembleia Legislativa da Bahia, Sindicato dos Fazendários da Bahia (Sindsefaz), além dos apoios da Associação Bahiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), Associação Bahiana de Imprensa (ABI) e Soma Impressões.
Com informações da ABI Bahia
Fonte: Campanha Salarial Unificada
lagan gáz főzőlap penn state store andre johnson jerseys nike zoom structure 21 black radio elta asics gt 1000 green ikea klobo sofa asics gt 1000 green ohio state football jersey botas estilo dr martens con plataforma χαλάκι ασφαλείας سيرجيو تاكيني ساعات prada schuhe 2017 Combinaisons roll on jade adidas formel