FENAJ luta por uma Lei de Imprensa Democrática
A Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ apoia o Direito de Resposta embutido no PLS 141/2011, aprovado no Senado no último dia 4 de novembro, embora o considere insuficiente. A FENAJ sempre apostou numa nova Lei de Imprensa Democrática que, levando em conta as características e rotinas da produção jornalística, garanta e proteja os direitos do cidadão e ao mesmo tempo não induza a uma judicialização dos conflitos.
A Federação defende a aprovação do substitutivo Wilmar Rocha que foi exaustivamente negociado com os jornalistas, empresas e parlamento para construir um ambiente que, garantindo o direito do cidadão, não descuide dos perigos de um judiciário vingativo, com predisposição de privatizar as questões públicas inerentes ao Jornalismo.
Os jornalistas brasileiros apostam num Jornalismo de qualidade e ético que incremente a democracia e proteja a honra e a dignidade dos cidadãos e cidadãs. Comprometem-se a cumprir os preceitos éticos, técnicos e legais que constituem o Jornalismo emancipador e libertário.
Brasília, 6 de novembro do 2015.
Diretoria da FENAJ