Campanha Dívida Zero se encerra com balanço positivo
Depois de quase um ano em curso, a Campanha Dívida Zero encerrou atividades no último dia 20 de setembro. As coordenadoras, Fátima Côgo e Vívia Fernandes, respectivamente, de Administração e de Finanças do Sindijornalistas/ES, explicam que boa parte da categoria atendeu aos chamados e atualizou débitos a partir das taxas promocionais da negociação.
Foi, sem dúvida, uma campanha exitosa, norteada por deliberações do grupo de trabalho formado, também, pelas diretoras do Sindicato, Ana Meneguelli e Giselle Paiva e Suzana Tatagiba, coordenadora-geral. As ações partiram de um diagnóstico completo sobre a inadimplência e se pautaram por determinações legais em relação a processos financeiros orientados pela assessoria jurídica do Sindijornalistas/ES e por protocolos especialmente criados para lidar com a questão.
Embora tenha havido resultados positivos é preciso destacar, no entanto, que a sustentabilidade financeira continuada é vital para a existência e manutenção do Sindijornalistas/ES. Como a imensa maioria de trabalhadores, o/s jornalistas foram atingidos por precarizações que incidem negativamente na receita das entidades sindicais.
No geral, as despesas mensais se sobrepõem à receita e o caixa do Sindijornalistas/ES só não está no vermelho em função da gestão de recursos advindos da taxa negocial que o sindicato recebe da categoria, uma vez por ano.
No caso do Sindijornalistas/ES, vale destacar, tais despesas não incluem remuneração de nenhum diretor. Todos, sem exceção, trabalham de forma voluntária.