Congresso Nacional dos Jornalistas será em abril
O Congresso Nacional dos Jornalistas será aberto no dia 2 de abril de 2014, às 20h30, com a conferência sobre o tema central: O Jornalista, o Jornalismo e a Democracia.
Na mesma data, durante o dia, acontece o I Encontro Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial (I Enjira) e reunião ampliada da Comissão da Verdade instituída pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) com as comissões estaduais instituídas pelos sindicatos.
O congresso terá seis painéis, seguidos de respectivos debates, com os seguintes temas: O futuro do passado do jornalismo; A crise do mau jornalismo; Jornalismo novo ou novas plataformas; Defesa do trabalho, defesa da democracia; Regular para democratizar; e O jornalismo e a democracia contemporânea.
Também haverá quatro Rodas de Conversa abordando temas como: Ética jornalística e democracia; O poder feminino nas redações; Novas diretrizes curriculares e estágio em jornalismo; e Jornalismo investigativo – ferramentas e conflitos éticos na apuração.
As oficinas, num total de seis, tratarão de assuntos como: Qualidade da imagem e o imediatismo da notícia; Apuração e texto final no webjornalismo; Os limites da lei na cobertura eleitoral; Jornalismo no rádio; Assessoria de imprensa e redes sociais; e Jornalismo esportivo – a logística de um repórter na Copa do Mundo.
Durante o Congresso, o jornalista, pesquisador, escritor e professor José Marques de Melo, alagoano de Santana do Ipanema, será homenageado pela Federação Nacional dos Jornalistas.
Em breve, será divulgada a programação na íntegra.
Fonte: http://36congressojornalistas.com
facebook.com/36congressojornalistas