Na Câmara, Sindicato cobra concurso e denuncia precarização do mercado de trabalho
Durante Sessão Solene em Homenagem ao Profissional de Imprensa, proposta pelo vereador Leonil (PPS), realizada na Câmara de Vitória, na última sexta-feira (6), o coordenador geral do Sindijornalistas, Douglas Dantas, denunciou a precarização do mercado de trabalho no Espírito Santo e cobrou a ampliação das vagas para jornalistas por meio de concurso público na Câmara e Prefeitura.
Durante a solenidade, foram homenageados profissionais que atuam nas redações, rádio, nas assessorias de imprensa e na formação de novos jornalistas para o mercado.
Em alusão ao Dia do Jornalista, 7 de abril, Dantas destacou a importância do papel do jornalismo para a sociedade. “É preciso reforçar, que em momento tão turbulento de nossa história, os jornalistas tem papel fundamental em registrar os acontecimentos com rigor, ética, imparcialidade e objetividade. Que sejam fiéis e defensores da democracia plena. Sem democracia, não há jornalismo”, ressaltou.
E parabenizou a todos os presentes que ali estavam sendo homenageados, e os demais que atuam no Estado, mesmo com os recentes casos de precarização da profissão, lembrando os atrasos salariais e do FGTS recorrentes na Rede Tribuna, e o acúmulo de função na Rede Gazeta e Tv Capixaba que estão obrigando jornalistas a exercerem atividades técnicas, exclusivas de radialistas sem receberem sequer um valor adicional.
A abertura da solenidade contou com a palestra “Inovação no Jornalismo: Novas Formas e Novos Públicos”, ministrada pelo doutor em Ciências da Comunicação e especialista em Inovação, Carlos Tourinho. “A velocidade tecnológica atual impregnou novos ritmos de produção e formas de consumo da informação. Se por um lado a internet democratizou o acesso aos meios e produziu novas vozes, por outro colocou em risco o principal ativo do jornalismo tradicional: a credibilidade”.
“Atrás de um grande profissional de imprensa tem um pai, uma mãe, um filho ou filha, profissionais, que muitas vezes, enfrentam riscos para levar informação para a população. Esses guerreiros e guerreiras precisam ser respeitados, pois, mesmo com todas as dificuldades, vestem a camisa da profissão”, lembrou o vereador Leonil.
Comenda Marien Calixte
O Sindicato dos Jornalistas também anunciou, que após ser consultado pelo vereador Leonil, foi realizada uma análise interna chegando ao consenso em nomear de Marien Calixte a comenda voltada para os profissionais de comunicação entregue anualmente pela Câmara de Vitória. Proposta esta que foi aprovada pelos demais vereadores, sendo entregue a partir de 2018.
“Em tempos de redes sociais e profissionais multimídias, recordamos que Marien foi um precursor e visionário, atuando nas mais diversas vertentes da comunicação. Sempre preocupado com a ética e formação de novos profissionais” lembrou Douglas Dantas.
Clique aqui e confira fotos da Sessão Solene.
Confira os profissionais homenageados durante o evento:
· Antonio Carlos Quinteiro Lopes (Kazinho)
· Andressa Zoi Nathanailidis
· Carlos Alberto Moreira Tourinho
· Carlos Roberto Coutinho
· Dídimo Effgen
· Douglas Dantas Cardoso Gardiman
· Fabiana Tostes de Souza
· Fabiano Rossi
· Fernanda Auxiliadora Coutinho
· Flávio Ferreira Borgneth
· Francisca Selidonha Pereira da Silva
· Gabriela Souza Neto Tizoni
· Gilberto Medeiros Vieira
· Gleberson Coutinho do Nascimento
· Ivana Esteves Passos de Oliveira
· Jadna Maria Ribeiro Costa Duque
· Jaldecy Pereira da Silva
· José Erick Alencar de Almeida
· Letícia Cardoso da Silva
· Mariana Mansur Buffon
· Marcos Antônio Corrêa Lima
· Marlon Marques
· Mirela Marcarini Cavalcanti Zanotélli
· Suzana Tatagiba Fundão
· Tarso Gracio Ramos Brennand
· Vinicius de Arruda Marques Pereira