Recomeça a negociação para discutir a campanha salarial de 2015
Nesta quarta feira (13), a partir das 10 horas da manhã, na sede dos Sertes, as comissões de negociação do Sindijornalistas e do Sindicato patronal de Rádio e TV fazem sua segunda reunião para discutir a pauta dos jornalistas. Na última rodada de negociação, realizada no último dia 7, somente foi acertada a repetição de cláusulas já existentes na Convenção de 2014.
Devido o perfil conservador da equipe de negociadores das empresas de comunicação, as novas reivindicações, como sempre, foram questionadas e algumas negadas. Decisão não aceita pela comissão de negociação do Sindicato dos trabalhadores que não concordou com a recusa das cláusulas sem um debate mais aprofundado nas assembleias dos jornalistas que serão convocadas. Em vista desta posição do Sindijornalistas muitas propostas retornaram à pauta de discussão.
Na mesma quarta-feira, no período da tarde, às 14 horas, será realizada a primeira mesa de negociação com o Sindijores, sindicato patronal de jornais, revistas e similares.
Além da reposição das perdas salariais de maio de 2014 a abril de 2015, índice do INPC, medido pelo IBGE e 10% de ganho real, entre os pontos em negociação estão o pagamento de auxílio alimentação, especialmente aos jornalistas das Redes Tribuna e Gazeta (as outras empresas já pagam há anos este benefício aos seus profissionais); pagamento de substituições e de acúmulos de função; aumento no valor de hora extra, escalas de finais de semana e feriados e outras cláusulas que garantam ao jornalista mais segurança durante a execução de seu trabalho, principalmente, nas coberturas de rua.