trusted online casino malaysia

NOTA DE REPÚDIO CONTRA A VIOLÊNCIA POLICIAL NAS MANIFESTAÇÕES POPULARES

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Espírito Santo e a Federação Nacional dos Jornalistas vêm a público manifestar repúdio a ação violenta e arbitraria do Governo do Estado, através do BME da Polícia Militar, contra uma população que exerciam o seu direito legitimo de manifestação e expressão, ontem (15/7), na Assembleia Legislativa do ES, e contra os profissionais de imprensa que foram impedidos de fazer o seu trabalho.

O que se viu ontem na Assembleia Legislativa foi uma descomunal violência incompatível com o Estado Democrático de Direito. Jornalistas e manifestantes foram covardemente encurralados pelo BME que usou balas de borrachas, spray de pimenta, bombas de gás lacrimogênio e cassetetes contra cidadãos. A ação foi um flagrante desrespeito aos direitos humanos, à liberdade de expressão e à liberdade de imprensa. Lamentavelmente, no Espírito Santo, as manifestações da população vêm sendo tratadas dessa forma pelo Governo do Estado.

Diante dos fatos, o Sindijornalistas e a FENAJ exigem a imediata apuração das responsabilidades pelas agressões, especialmente as praticadas contra profissionais de imprensa, e a punição dos autores e de quem autorizou estas barbáries. Se o Governo do Estado não der essa resposta à sociedade registrará na história a sua conivência com tais atentados que ferem às liberdades democráticas conquistadas pelo povo brasileiro.

O Sindicato dos Jornalistas e a Federação Nacional dos Jornalistas tem denunciado aos organismos internacionais da categoria e de defesa dos direitos humanos a violência praticada contra jornalistas e contra a população. Vale lembrar que em defesa da liberdade de expressão e de imprensa muitos foram silenciados.

Também ressaltar que os gritos das ruas precisam ser ouvidos pelos poderes constituídos e não reprimidos como vem ocorrendo em nosso estado.

 Vitória, 15 de julho de 2013.

Diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Espírito Santo

Federação Nacional dos Jornalistas