Oficina de jornalismo e direitos humanos chega a cidades do interior do ES
Começa neste sábado (15/8) a segunda edição do projeto de Capacitação de Jornalistas para o respeito e a promoção dos Direitos Humanos, com a realização de oficinas em cidades do interior do Estado. Neste sábado as atividades serão em Colatina, no final de semana seguinte é a vez de Linhares, seguido por São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim. Ao todo foram mais de 70 inscritos, entre jornalistas, ativistas de Direitos Humanos e estudantes.
Além de cidades do interior, Vitória também receberá novas turmas para as oficinas no mês de setembro, nos dias 18 e 19 e 25 e 26. Nas sextas-feiras as atividades são das 18h às 22h, e nos sábados das 8h às 12h. As vagas são limitadas e as inscrições para as oficinas na capital serão abertas em breve.
O conteúdo das oficinas engloba a apresentação de conceitos básicos de direitos humanos, dinâmicas e atividades práticas. E também têm como objetivo a troca de experiências e informações entre os participantes visando compreender o papel da imprensa junto à sociedade; analisar criticamente os conteúdos jornalísticos em diversos meios; identificar práticas de desrespeito aos direitos humanos veiculadas ou promovidas pela imprensa; promover a cultura dos direitos humanos por meio da imprensa; desempenhar um papel de profissionais responsáveis, mas, sobretudo, de cidadãos responsáveis.
O projeto de capacitação de jornalistas para o respeito e a promoção dos Direitos Humanos é uma realização do Observatório da Mídia: direitos humanos, políticas, sistemas e transparência – grupo de pesquisa e ação da UFES – em parceria com o Sindicato dos Jornalistas e com o Conselho Estadual de Direitos Humanos do Espírito Santo. O projeto recebe recursos do edital do Programa de Extensão Universitária (Proext 2014) do Ministério da Educação.
Saiba mais em: jornalismodireitoshumanos.wordpress.com