Professor lança livro sobre mídias customizadas
No próximo dia 30 de setembro, o jornalista e professor José Antonio Martinuzzo, do Departamento de Comunicação Social da Ufes, lança o livro “Os Públicos Justificam os Meios – Mídias customizadas e comunicação organizacional na economia da atenção”. O lançamento, pela Editora Summus, será na Livraria Logos do Shopping Vitória, a partir das 19h30.
“Em tempos de vertigem informacional e midiatização das relações sociais, as organizações encontram desafios extras no processo de interlocução com seus públicos-alvo: mais que informar, comunicar; além de falar, dialogar; mais que chamar a atenção, mantê-la”, analisa o professor.
Buscando oferecer uma alternativa ao enfrentamento dessa situação complexa quanto à gestão da imagem organizacional, reportando a chamada “economia de atenção” na sociedade midiatizada, o livro explora formas de atuação criativa para se estabelecer vínculos duradouros e dialógicos entre as organizações e seus públicos preferenciais. O caminho? As mídias customizadas!
“Planejadas a partir de um ‘endereço certo’ e elaboradas com ‘conteúdo de interesse’, as mídias tailor-made colocam-se como um ponto de encontro efetivo e qualificado para aproximar e manter interlocutores que têm interesses comuns mobilizados por produtos, serviços, ideias, causas etc.”, considera Martinuzzo.
De acordo com o professor, “o livro aplica definitivamente o termo customização à comunicação organizacional e isso o torna inovador na bibliografia contemporânea, especialmente em língua portuguesa”. A publicação é recomendada a cursos de graduação, pós-graduação e especialização, além de ser voltada a profissionais responsáveis pela área de comunicação empresarial.
Trajetória
José Antonio Martinuzzo, jornalista e professor de graduação e pós-graduação na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), é mestre e doutor em Comunicação e pós-doutorado em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
Especialista em Comunicação, Novas Tecnologias e Gestão da Informação, tem mais de 20 anos de experiência em gestão de imagem nos setores público, privado e não governamental.
Autor de livros na área de comunicação organizacional e assessoria de imprensa, sua trajetória inclui atuações como ghostwriter, consultor de imagem e de planejamento estratégico, gestor de comunicação institucional, autor e editor de custom publishing e assessor de imprensa, entre outros.
Há mais de 10 anos, é docente nas áreas de Comunicação Organizacional, Assessoria de Imprensa, e Estudos de Mercado e Projetos Comunicacionais. É coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação Comunicação e Territorialidades da Ufes e lidera os grupos de pesquisa Laboratório de Comunicação e Cotidiano (ComC) e Sociedade Midiatizada e Práticas Comunicacionais Contemporâneas.