Sindicato fala sobre a ética profissional em Seminário de Jornalismo na Ufes
A convite da professora do curso de Jornalismo da Ufes, Rose Vidal, a coordenadora-geral do SINDIJORNALISTAS/ES, Suzana Tatagiba, participou nessa quarta-feira (27/09) do 1º Seminário de Deontologia do Jornalismo, realizado no Cemuni IV, no campi de Goiabeiras(Ufes), em Vitória. Durante o encontro, que contou com palestra do professor de direito Luan Olmo Ferreira sobre Legislação jornalística, a coordenadora-geral do Sindicato apresentou aos alunos a história de lutas do SINDIJORNALISTAS/ES nos seus 44 anos de criação e dialogou com os estudantes sobre a ética profissional do jornalismo.
Na oportunidade, foram distribuídos exemplares do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros impressos pelo Sindicato (acesse o código AQUI). Suzana esclareceu que o Código fixa as normas às quais deve se subordinar o profissional nas suas relações com a comunidade, com as fontes de informação e com os demais jornalistas, incluindo orientações específicas à assessoria de imprensa.
Histórico. O Código de Ética dos Jornalistas foi atualizado durante o Congresso Nacional Extraordinário da categoria, realizado em Vitória (ES), em 2007, e passou por longo e democrático processo de debates e consulta pública antes de ter o novo texto aprovado. A antiga versão vigorava desde 1987, e não contemplava temas como manipulação de imagens digitais, câmera oculta e assédio sexual e moral nas redações. O atual conta com dispositivos compatíveis com os novos tempos tecnológicos, através de emendas aprovadas durante o Congresso Extraordinário.
Pré-sindicalização. “O bate-papo com os alunos de jornalismo foi muito produtivo e pretendemos realizar novos encontros desse tipo”, diz Suzana Tabagiba. Segundo ela, o SINDIJORNALISTAS/ES pretende levar adiante o programa de filiação dos estudantes de jornalismo ao quadro da entidade, na condição de pré-sindicalizados. O programa segue orientação da Fenaj e já vigora em alguns estados, como em São paulo e no Paraná.
Pelo programa, podem se filiar os estudantes que estiverem matriculados a partir do 3º período de Jornalismo. Com a pré-sindicalização, estudantes passam a ter direito a descontos nos eventos promovidos e patrocinados pelo sindicato, e também de participar de congressos da categoria, como observadores.
No final do 1º Seminário de Deontologia do Jornalismo foi exibido um vídeo com a presidenta da Fenaj, Samira de Castro, saudando todas e todos e convocando os estudantes para se engajarem na Campanha pela aprovação da PEC do Diploma.