Sindicato repudia censura ao Século Diário
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Espírito Santo (Sindijornalistas-ES) vem a público manifestar, com veemência, repúdio à sentença do juiz Marcos Horácio Miranda, do 2º juizado Especial de Civil Adjunto-Ufes, que colocou sob censura o informativo Século Diário. A decisão autoritária e arbitrária fere seriamente os princípios do Estado Democrático de Direito que a sociedade brasileira conquistou à duras penas.
O Sindijornalistas, como entidade de representação dos jornalistas capixabas, condena qualquer tipo de censura no país, seja aos meios de comunicação, seja a qualquer cidadão brasileiro. A nossa luta é, e sempre foi, em defesa incondicional à liberdade de imprensa. O que ocorreu no estado foi mais um condenável ataque ao exercício da profissão e ao direito que a população tem a informação plural e de qualidade. Decisões como essa, de tentar calar um veículo de imprensa, reforçam o entendimento de que esse tipo de atitude está virando uma prática comum no Espírito Santo.
O acesso e a divulgação da informação garantem o sistema democrático e são direitos do cidadão, e o cerceamento constitui grave violação dos direitos humanos. Nesse sentido, a decisão do juiz, além de arbitrária, é uma ameaça à liberdade de expressão e ao jornalismo. Vale ressaltar que esse episódio nos remete aos tempos da ditadura militar, onde a censura vivia dentro dos jornais intimidando os jornalistas e cerceando a livre expressão a todo o povo brasileiro.
Lembramos a este juiz de direito que o artido 5, inciso IX da Constituição Brasileira de 1988, a Constituição Cidadã, pos um fim à prática nefasta da censura, portanto esta atitude é inaceitável em nosso país e será sempre combatida pelo Sindijornalistas-ES.
Vitória, 14 de julho de 2009.
Diretoria do Sindijornalistas-ES