Sindijornalistas e Ipea realizam curso de Economia para Jornalistas em Vitória
O Sindicato dos Jornalistas e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) realizarão curso de “Economia para Jornalistas” de 26 a 29 de julho, das 19h às 22h30, na Findes (Reta da Penha). O curso “Brasil – Ipea – Panorama Econômico-Social: uma atualização” será ministrado por diretores e pesquisadores do Instituto e abrangerá temas econômico-sociais. As inscrições começam segunda-feira (12/7) no site do Sindicato.
Podem participar jornalistas profissionais mediante inscrição, gratuita, que vai até o dia 23 de julho ou preenchimento das vagas. Os participantes receberão material do curso e publicações relacionadas aos temas abordados. Os que obtiverem, no mínimo, 75% de frequência receberão certificado.
O objetivo é atualizar e aprofundar conhecimentos das principais questões sobre desenvolvimento e indicadores econômicos e sobre temas econômico-sociais e suas análises e pesquisas nas diversas áreas: setorial, ambiental, urbana e regional, social, macroeconômica e internacional.
Conteúdo
O tema “Economia e Desenvolvimento” será ministrado pelo o economista José Aparecido Carlos Ribeiro. Ele é editor do periódico Políticas Sociais: acompanhamento e análise e realiza estudos sobre a “Injustiça Tributária”; O tema “Macroeconomia para o Pleno Emprego” será abordado pela doutora em economia Denise Gentil que deverá focar questões como taxa de juros e política fiscal; o doutor em Economia Milko Matijascic, ex-assessor especial do ministro da Previdência Social e editor da Revista Tempo do Mundo, irá expor sobre indicadores econômicos.
O Ipea é uma fundação pública federal vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. As atividades de pesquisa do instituto fornecem suporte técnico e institucional às ações governamentais para formulação e reformulação de políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiro.
O curso Economia para Jornalistas, criado pelo Ipea em 2009, já foi realizado em várias capitais. Cerca de mil jornalistas participaram das edições realizadas em Brasília, São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Recife. Em Vitória, o evento conta com o apoio da Caixa Econômica Federal, Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo, ArcelorMittal Tubarão, Samarco, Vale e Federação das Indústrias do Espírito Santo.
Programação
26 de julho (segunda)
19h às 20h30
Economia e Desenvolvimento – José Aparecido Carlos Ribeiro
Economista, técnico de pesquisa e planejamento da Diretoria de Estudos Sociais do Ipea desde junho de 1996. Atua em linhas de pesquisa ligadas aos temas de Políticas Sociais e Finanças Públicas, como o acompanhamento e análise do gasto social federal e o financiamento das políticas de saúde. Participa de estudos sobre a “Injustiça Tributária” e é editor do periódico “Políticas Sociais: acompanhamento e análise”, do Ipea.
20h30 às 21h – intervalo
21h às 22h30
Estado, Instituições e Democracia: alguns elementos para ressignificar o debate e capacitar planejamento governamental e gestão pública no Brasil – José Carlos dos Santos
Assessor da presidência do Ipea na Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia. Mestrando em Ciência Política pela PUC/SP, bacharel em Ciências Sociais pela USP e PUC/SP e especialista em Políticas Públicas e Desenvolvimento. Pesquisador do Ipea para Programa de Pesquisa para o Desenvolvimento Nacional. Pesquisador associado ao Núcleo de Estudos da Democracia e de Política Comparada, da PUC/SP. Foi coordenador Nacional e Pesquisador Sênior do Datafolha, do jornal Folha de S. Paulo e diretor de Informação e Tecnologia da SBPM, Sociedade Brasileira de Pesquisa de Mercado, Opinião e Mídia.
27 de julho (terça)
19h às 20h30
Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais – Carlos Henrique Ribeiro Carvalho. Técnico da Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Ipea. Engenheiro civil com mestrado em engenharia de transportes pela Coppe/UFRJ. Professor das disciplinas de estatística, pesquisa operacional e logística.
20h30 às 21h – intervalo
21h às 22h30
Relações econômicas e políticas internacionais – Constantino Cronemberger Mendes – Representante do IPEA – Região Nordeste.
28 de julho (quarta)
19h às 20h30
A Crise Financeira Internacional: uma interpretação Minskyana – Marcos Antonio Macedo Cintra. Economista e professor-doutor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Realiza estudos em economia internacional, sistema monetário e financeiro internacional, e sistema financeiro brasileiro.
20h30 às 21h – intervalo
21h às 22h30
Indicadores Ipea e Ipea mapas – Milko Matijascic. Doutor em Economia pela Unicamp é chefe da Assessoria Técnica da Presidência do Ipea Editor da Revista Tempo do Mundo, do Ipea e coordenador do Grupo de Estudos sobre a Crise e membro do Conselho Editorial da Revista Internacional de Seguridade Social e do Comitê Científico da Associação Internacional de Seguridade Social. Foi diretor e consultor de pesquisas para organismos internacionais e brasileiros como OIT, Univ. Lausanne, Federal Reserve Bank of Atlanta, BID, entre outros.
29 de julho (quinta)
19h às 20h30
Produção, Tecnologia e Comércio Exterior – Lucas Ferraz Vasconcelos. Economista com mestrado pela Unicamp. É técnico de Planejamento e Pesquisa da Diretoria de Estudos Setoriais do Ipea. Atualmente desenvolve pesquisas nas áreas de produção, inovação e comércio exterior
20h30 às 21h – intervalo
21h às 22h30
Macroeconomia para o Pleno Emprego – Denise Gentil. Doutora em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; professora e pesquisadora nas áreas de Macroeconomia e Economia do setor público do Instituto de Economia da UFRJ.
22h30 – Coquetel de encerramento
* Programação sujeita a alteração.