SINDIJORNALISTAS-ES participa de live “Impacto das fake news em momentos de tragédia como no Rio Grande do Sul”
A convite do jornal Piraqueaçu, a coordenadora do sindicato, Suzana Tatagiba, estará ao vivo nesta quarta-feira, 16/05, debatendo as narrativas criminosas vinculadas às enchentes e desastres ambientais. Participe!
A live terá início às 19h30 e será conduzida pela jornalista do Voz do Piraqueaçu, Mônica Santos. “Estamos há mais de uma semana com notícias trágicas do Rio Grande do Sul e o que as/os cidadãos menos precisam nesse momento é de informações falsas, as tais fakes news”, diz Mônica, ex-coordenadora do SINDIJORNALISTAS-ES/ES (gestão 2000/2003).
A mesma preocupação é compartilhada por Suzana Tatagiba para quem a circulação de informações inverídicas e criminosas nas redes sociais precisa ser duramente combatida. “A tragédia climática no RS ceifou vidas, gerou milhares de desabrigados e as fake news só servem para tumultuar os trabalhos de resgate, as doações e camuflar o real debate em torno das explorações predatórias, da falta de planejamento urbano e da omissão das autoridades” frisa Tatagiba, ressaltando o papel fundamental do jornalismo crítico, atento e vigilante diante das mentiras que desvirtuam a realidade dos fatos.
O mais grave é que, no caso, as mentiras estão prejudicando o trabalho de socorro e de ajuda às vitimas da tragédia ambiental que está ocorrendo no Rio Grande do Sul, exigindo atenção redobrada do jornalismo.
Acompanhe a live e dê suas sugestões sobre o trabalho urgente de combate a mentiras no processo da informação!!!!Acesse @voz.do.piraqueacu
imagem: jornal piraqueaçu