Sindijornalistas/ES defende piso único
O piso único é a principal reivindicação da Campanha Salarial 2023/2024, realizada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Espírito Santo (Sindijornalistas/ES). além de reajuste de 12,37% para todos os níveis salariais.
.
A Assembleia Geral foi realizada no último dia 18/5 e a pauta encaminhada em sequência para os sindicatos patronais.
.
O Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Espírito Santo (Sertes) solicitou reunião para esta quinta-feira (1/6).
.
O Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas no Estado do Espírito Santo (Sindijores) ainda não solicitou discussão sobre a proposta de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
.
“Atualmente, são 8 (oito) pisos para jornalistas no Espírito Santo. Não faz sentido, uma vez que trata-se da mesma profissão e o custo de vida é alto para todos os trabalhadores, independentemente se a circulação do veículo é diária ou semanal, ou se o veículo está na Grande Vitória ou interior”, destaca a coordenadora-geral do Sindijornalistas/ES, Suzana Tatagiba.
.
Algumas propostas encaminhadas pelo Sindijornalistas/ES são:
.
CLÁUSULA 1ª – REAJUSTE SALARIAL
.
Os salários dos jornalistas serão reajustados em 12,37%, no dia 1º de maio de 2023, percentual este resultante da acumulação dos índices mensais da inflação, medidos pelo INPC-IBGE, apurados no período entre maio de 2019 e abril de 2023, deduzidos os reajustes realizados em maio de 2021 (4,00%) e maio de 2022 (10,16%).
.
Parágrafo 2º – O percentual de reajuste será aplicado em todos os níveis salariais.
CLÁUSULA 2ª – PISO SALARIAL
.
O piso salarial dos profissionais que exercem as funções de jornalistas, para a jornada de 30 (trinta) horas semanais, será de R$ 2.750,52 (dois mil setecentos e cinquenta reais e cinquenta e dois centavos).