Trabalhadores sem salários em A Tribuna não descartam greve
A Nassau Editora Rádio e TV Ltda (Rede Tribuna), com sede em Vitória (ES), comunicou aos seus funcionários nesta sexta-feira (6), 5° dia útil, que o salário de dezembro será pago com atraso.
A Rede Tribuna é uma das 43 empresas do Grupo João Santos, que anunciou a aprovação de sua recuperação judicial pela Justiça de Pernambuco no dia 24 de dezembro de 2022.
Na comunicação enviada aos funcionários, a empresa alega “faturamento reduzido nos últimos meses”, quando na reportagem publicada em sua edição de 24 de dezembro destaca que “o conglomerado tem atualmente um faturamento próximo a R$ 1 bilhão e mantém diversas operações em atividade”.
Em decisão de agosto de 2022, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) determina que a Nassau Rádio e Televisão LTDA não pode atrasar o pagamento de salário dos jornalistas sob pena de multa. A decisão estabelece a obrigação de continuar pagando os salários até o 5° dia útil do mês seguinte ao trabalhado, bem como proceder com depósitos do FGTS nos prazos legais, sob pena de R$ 500 por salário atrasado, por trabalhador, a ser revertido para o trabalhador.
Em contato do coordenador jurídico do Sindijornalistas e vice-presidente Sudeste da Fenaj Douglas Dantas com o setor de Recursos Humanos (RH) da empresa confirmou que nenhum funcionário teria recebido seus salários e que não há nem sequer previsão de pagamento.
O Sindijornalistas e a Fenaj já estão atuando para reverter a situação e garantir que o pagamento seja depositado o quanto antes.
O Sindicato não descarta a convocação de assembleia para discussão de paralisações e greve geral. “O mínimo que se espera de uma empresa é o pagamento dos salários. Não há de se falar em trabalhar sem receber. Como diz o ditado, nem relogio trabalha de graça, precisa de algum tipo de energia. Precisamos que a justiça seja feita e garanta os direitos aos trabalhadores”, comenta Douglas Dantas.
Por oportuno, convocamos todos os jornalistas contratados pela Rede Tribuna, bem como os que já passaram pela empresa e são parte do processo de Horas Extras para uma reunião na próxima quarta-feira às 20h. Link será divulgado na data aos jornalistas.