Trabalhadores voltam às ruas para protestar contra projeto da terceirização
Nesta quarta-feira (22), em todo o Brasil sindicatos filiados à Central única dos Trabalhadores (CUT) e a outras centrais sindicais voltam às ruas para protestar contra a aprovação do PL 4330 que promove a terceirização da mão de obra brasileira.
Aprovado, o projeto de lei precariza as relações trabalhistas com a substituição dos contratados com Carteira Assinada e regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) pela “pejotização”.
Na categoria dos jornalistas, a contratação do profissional como Pessoa Jurídica é uma prática já utilizada em várias empresas do país, o que resultou na precarização cada vez maior do trabalho e em grandes prejuízos para os jornalistas.
Em Brasília, durante a votação do PL 4330, protestos dos trabalhadores serão realizados no Anexo II da Câmara, a partir das 16 horas, quando se inicia o processo de debate e votação dos projetos.
Panfletagem
Aqui em Vitória, estão marcadas várias panfletagens para explicar à sociedade capixaba o mal que a aprovação da terceirização da forma proposta vai trazer a todos os trabalhadores, sem exceção.
As panfletagens começam às 7 da manhã, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); ao meio-dia na será na porta da Assembleia Legislativa, na Enseada do Suá, e às 17h, na Praça Oito, centro da Cidade, haverá uma aula pública sobre o PL 4330.
O PL 4330 tem por finalidade a legalização e ampliação da contratação de terceirizados para todas as atividades, sem limites e obstáculos. Uma prática que hoje expõe parcela significativa da classe trabalhadora a condições insalubres, ao adoecimento, ao trabalho análogo ao escravo e ao risco de morte diariamente, de acordo com material explicativo (clique aqui) sobre pontos do projeto e sua tramitação, elaborado pela Central Única dos Trabalhadores