TVE, 50 anos de resistência em nome da comunicação pública
Uma concorrida e emocionante solenidade no plenário da Assembleia Legislativa do Espirito Santo, marcou na noite desta terça, 25/06, os 50 anos de existência da TV Educativa do Espírito Santo. Na sessão solene proposta pela deputada petista Iriny Lopes, presidente da Comissão de Cultura e Comunicação da ALES, homenagens a servidores que durante anos contribuíram para a existência e o crescimento da emissora nos incontáveis altos e baixos de sua trajetória de comunicação pública e de serviços prestados à sociedade capixaba.
O diretor da emissora, Hugo Reis e a diretora presidente da RTV/ES, Maria Scárdua Garcia, destacaram os avanços tecnológicos da TVE, os investimentos e a escolha de uma programação jornalística voltada à difusão da cultura e do esporte, dois carros chefe da emissora que, no ano passado, registrou aumento significativo de audiência.
Sem dúvida, historicamente, a TVE sempre trilhou um caminho fundado em uma filosofia de trabalho marcada pela versatilidade e pela diversidade e, nos próximos meses, passará a ser gerida pela recém criada Fundação Camelia Maria de Souza.
Igor Pontini, anterior presidente do Sistema RTV/ES e atual presidente da Fundação, disse que a TVE vai trilhar novos caminhos na produção de conteúdo e no projeto de interiorização, mantendo sua proposta pioneira no Estado, de valorização e de divulgação dos diferentes e ricos aspectos da cultura regional.
Nos discursos, muitas memórias sobre a trajetória percorrida pela TVE em todos estes anos voltados à comunicação pública, e os desejos de que a emissora se consolide, cada vez mais, como porta voz da diversidade cultural representativa do povo capixaba.
Representando os servidores, Gerusa Contti, que trabalhou por muitos anos na emissora, destacou importantes aspectos que formam a história e a trajetória da TVE bem como o empenho de profissionais de todas as áreas de trabalho neste meio século de existência da TV Educativa.
Encerrando com uma fala emocionada, a deputada Iriny Lopes destacou a excelência do trabalho da TVE e a necessidade de novos investimentos para que a emissora continue desempenhando seu papel de televisão pública como mensageira da sociedade capixaba.
Sim, foi uma bela festa que celebrou a relevância do profissionalismo, mas também deixou clara a importância da construção político-afetiva das tantas pessoas que se dedicaram e se dedicam a fazer da TVE a televisão pública dos capixabas. Que os novos tempos continuem sendo porta vozes da comunicação pública como verdadeiro espaço de diversidade e de amplificação das muitas e diferentes vozes que compõem o vasto mosaico identitário regional.
Mas que, acima de tudo, como reivindica o Sindijornalistas/ES, sejam incrementados os investimentos, ampliado o quadro de pessoal por meio de concurso público, e implantada uma efetiva política salarial de valorização dos servidores.
Homenageados na Sessão Solene
Álvaro Aguilar
Jesus Vanildo da Costa
Euzébio Penha
Carlos Barbieri (Cascata)
Walter Alves
Francisco Brasil
Wagner Pedroni (Tito), representado por Geraldo Angeli
Julio Munhão, representado por Geraldo Angeli
Geraldo Piu Piu
Mirko Figueiredo Bilich, representado pela Irmã, Miriam Bilich
Kátia Gomes
Marília Targueta
Alessandra Bruno
Thelmo Scarpini
Márcia Gaudio
Marco Nascimento
Manoel Barreiro, representado por Marco Nascimento
Gerusa Conti
Fátima Côgo
Tinoco dos Anjos
Toninho Dutra
Terezinha Jovita
Yara Cristina
Miriam Billich
Tida Barbariolli
Gisélle Paiva
Janete Braga
Enéas Silva Lopes
Francisco Velasco
Alan Eli de Souza Pinheiro
Mariângela Siqueira, representado por Guilherme Klaws)
Cristina Valadão, representada por Marcia Gaudio
Jaélio de Jesus
Jane Mary
André dos Santos, representado por Geraldo Angeli
Créditos: Foto de Capa, Mara Lima/Ales. Texto, Fátima Cogo. Demais fotos, servidores RTV.
Confira aqui galeria de fotos oficiais da Sessão Solene na ALES