Em solenidade realizada no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, foram inaugurados oficialmente, no dia 29 de junho, os transmissores e antenas digitais da TV Educativa do Espírito Santo (TVE). Eles estavam funcionando em fase de teste desde abril. Com a inauguração oficial, começarão os estudos para ampliar a abrangência da TV para fora da Grande Vitória. Outra novidade anunciada na ocasião foi a reativação da unidade móvel, cujo objetivo é fazer transmissões externas ao vivo. Porém, outra grande reivindicação da categoria no que diz respeito ao sistema RTV ainda não tem data prevista para ser finalmente atendida: o concurso público.

Segundo o Superintendente de Comunicação do Governo do Estado, Ronaldo Carneiro, a proposta de realização do concurso público está sendo discutida com o Governador Renato Casagrande. “Para a realização do concurso público foi feito um plano de cargos e salários, encaminhado para a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos. Posteriormente, deverá ser enviado para a Assembleia Legislativa. Creio que até o final de 2012 poderemos anunciar a data do concurso público”, explica o superintendente.

A TVE, segunda emissora de TV mais antiga do Espírito Santo, sobrevive do profissionalismo e da garra de uma equipe bastante reduzida e que tende a ficar ainda menor em virtude da futura aposentadoria de um grande número de trabalhadores. “O concurso público é uma necessidade, é algo urgente. Ele tem que ser realizado logo para que a TV possa se manter atuante”, afirma a diretora da TVE, Marília Targueta.

A dedicação dos trabalhadores é tanta que, mesmo diante do processo de sucateamento da emissora, a TVE conta hoje com 11 programas e está confirmada a estreia, no dia 18 de julho, do Yah TV. A nova atração, que terá 30 minutos de duração, tem como uma de suas propostas dar visibilidade à produção cultural juvenil do Espírito Santo. “Queremos difundir as produções culturais da Rede Cultura Jovem, dos núcleos apoiados por ela ou que interagem com a rede”, explica um dos gestores do programa, o jornalista Leonardo Lopes. O Yah TV será exibido toda quarta-feira, a partir das 20h.

Rádio Espírito Santo

O concurso também deverá contemplar a Rádio Espírito Santo, que, assim como a TVE, também precisa ampliar muito sua equipe. “O concurso público, para nós, é um sonho. A entrada de novos profissionais significa a renovação necessária para manter a emissora no ar”, afirma a chefe de jornalismo da rádio, Salomé Pedracini. Mesmo com uma equipe reduzida, a rádio, que foi pioneira no Espírito Santo, fica 24h no ar e contará com um novo programa jornalístico, o Jornal do Espírito Santo, que será exibido de segunda a sexta.

De acordo com o governador Renato Casagrande, em novembro deste ano a potência do transmissor da Rádio Espírito Santo passará de 20 KWH para 50 KWH, fazendo com que a programação possa ser transmitida em todo o Espírito Santo e, inclusive, ultrapassar fronteiras, chegando à Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro.