Apesar de passados mais de três meses do início da pandemia do novo coronavírus, algumas emissoras insistem em descumprir as recomendações médicas-sanitárias e esse é o caso da Rede Vitória.
Diante a várias denúncias recebidas pelo Sindijornalistas/ES em relação ao receio de mais contágio pela Covid-19 na Rede Vitória, visto que alguns profissionais já testaram positivo, o Sindicato notificou novamente a empresa para que reforce as medidas preventivas, observando os protocolos recomendados pelas autoridades sanitárias, especialmente a OMS. Vejamos:
– Afastamento para cumprimento de quarentena dos profissionais diretamente em contato com profissional que testou positivo, especialmente o cinegrafista que acompanhava.
– Seja estabelecida nova dinâmica no descarregamento/carregamento dos cartões evitando contato direto dos repórteres de rua com a equipe do “switcher”, local em que se tem notícias testaram 4 profissionais positivo para Covid-19.
– Redução do trabalho presencial de profissionais ao mesmo tempo na redação com adoção do necessário distanciamento entre o que estiverem no mesmo ambiente, e adoção da medida de home office para os profissionais do grupo de risco.
– Retomada da disponibilização de transporte privativo evitando que os profissionais utilizem transporte público.
O Sindicato reforça que a Covid-19 foi enquadrada legalmente como doença ocupacional, acarretando assim, todos os direitos trabalhistas aos profissionais que vierem a ser acometidos e responsabilização das empresas que não adotarem medidas corretas.
Na notificação, o Sindijornalistas ainda cobra para que a emissora forneça os devidos equipamentos de segurança para cobertura de conflitos, visto que profissionais estão realizando coberturas jornalísticas sem os devidos EPI’s.